Exclusivo: Rádio Capital assume liderança do Rádio AM na grande SP

Exclusivo: Rádio Capital assume liderança do Rádio AM na grande SP


Compartilhe com seus contatos!
07 de Julho de 2017 às 10:12

C onforme dados oficiais do principal Instituto de Pesquisa que as emissoras assinam na Grande São Paulo, a Rádio Capital é a nova líder absoluta de audiência do rádio em amplitude modulada (am) da Grande São Paulo. Feito então alcançado somente em alguns horários ao longo dos anos como por exemplo das 14 as 15 horas com o comunicador Eli Corrêa, ou em outros horários de jornadas esportivas por exemplo.

Exclusivo: RÁDIO CAPITAL ASSUME LIDERANÇA DO RÁDIO AM NA GRANDE SÃO PAULO

Mas dessa vez foi diferente, a Rádio Capital conseguiu um feito que só a Rádio Record conseguiu em 1988 na última grande época do rádio popular  em São Paulo.
Nessa época a Record contratou a peso de ouro grandes comunicadores que estavam justamente na Rádio Globo e ficou em primeiro lugar com Osmar Santos e Companhia até o início dos anos 90, quando a Globo se reforçou e desde então dominava o rádio am. No começo dessa semana o Ibope confirmou a liderança da Capital de segunda a sexta-feira no horário das 6 da manhã até às 19 horas. Os números são do último trimestre abril/junho - pegando inclusive essa fase de transição da Nova Rádio Globo que entrou no ar em FM depois de três adiamentos no último dia 21 de junho.
Confiram os números oficiais do IBOPE do último trimestre abril, maio, junho - de segunda a sexta-feira das 6 às 19 horas na Grande São Paulo - Rádio AM - ouvintes por minuto - ambos os sexos.

       Emissora             %     ouvintes por minuto
1 - Rádio Capital       0.62       114 mil
2 - Rádio Globo         0.57       106 mil
3 - Rádio Jovem Pan  0.20
4 - Rádio Bandeirantes       0.14
Ouvir a Rádio Capital no Rio Rádios Online 
A Rádio Globo perdeu nesse trimestre  7643 ouvintes, já a Rádio  Capital apresentou crescimento de 3.348 ouvintes, o que mostra claramente que verdadeiro ouvinte do  am que ficou "órfão" com a mudança da programação e o enfoque da Globo em destacar o FM,  migrou para a Capital. E olha que esse levantamento pegou apenas cerca de 15 dias da Nova Rádio Globo, a expectativa é que a cada divulgação do Ibope nos próximos meses faça com que a diferença entre Capital e Globo aumente consideravelmente.
Mesmo tendo um reflexo da audiência do Padre Marcelo, o horário das 9 as 10 da manhã da Globo que hoje pertence ao comunicador Otaviano Costa, segue com bons números, cerca de 320 mil ouvintes por minuto, mas na medida que o ouvinte se depare com um novo produto esse número deve diminuir nas próximas medições do Instituto de Pesquisa, O "Momento de Fé vai da meia noite a uma da manhã, em dias de jogos começa meia noite e meia.

O destaque da programação da Capital que ao contrário da Globo faz questão de destacar a importância do rádio am e de seus comunicadores todos identificados  com os ouvintes. Além do líder de audiência Eli Correa, outro experiente comunicador que vem obtendo índices pra lá de expressivos nos últimos trimestres é ótimo  Paulo Lopes de 70 anos com o seu "Show do Paulo Lopes"  das 10 ao meio dia. Paulo Lopes mantem a mesma fórmula de sucesso mesclando  Polêmicas, opiniões inteligentes e convidados renomados transformam o  seu programa em um dos mais ouvidos principalmente  entre 11 da manhã e meio dia. O programa de Esportes "Show de Bola Capital"  é o novo líder do horário das 18 às 19 horas,  agora é o único do segmento do horário já que o tradicional Globo Esportivo saiu dessa faixa e foi literalmente jogado para às 20 horas. Pois bem a equipe de esportes ganhou 1.700 ouvintes, chegando a marca de 23.300 ouvintes por minuto. A direção da emissora está fazendo alterações  no conteúdo da rádio criando novos produtos e dando oportunidades para novos comunicadores e produtos sem depreciar seus grandes comunicadores ou sem ter ideias mirabolantes. Um exemplo disso é o programa  "Tamo Junto" com a dupla Angela Matos e Paulo Eugênio. Um exemplo de que o rádio bem conversado e bem humorado não  precisa estar no FM para fazer sucesso. Uma nova linguagem que vem dando certo e também aumentando os números no horário.
Se compararmos a audiência do FM nesse trimestre (abril-junho 2017) a Rádio Capital está entre as 10 mais ouvidas do dial, confira o ranking.

1 - BAND FM
2 -  Nativa FM
3 - Transcontinental FM
4 - Gazeta FM
5 - Alpha FM
6 - Metropolitana FM
7 - CAPITAL AM


Anderson Cheni
Colaboração: Anderson Cheni
Jornalista, Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.  


Compartilhe com seus contatos!

Últimas rádios adicionadas
Rádio Piatã FM 94,3 - Salvador / BA       OUVIR
Rádio Vertical FM 97,7 - Turvo / SC       OUVIR
Rádio Cultura FM 105,9 - Frutal / MG       OUVIR
Rádio Prata FM 91,5 - Nova Prata / RS       OUVIR
Rádio Verdes Florestas FM 95,7 - Cruzeiro do Sul / AC       OUVIR


Transmissão restabelecida recentemente
Rádio Difusora FM 95,5 - Goiânia / GO       OUVIR
Rádio Ebamix - Web rádio - Teodoro Sampaio / SP       OUVIR
Rádio Hits FM 99,7 - Itaperuna / RJ       OUVIR
Rádio Rã Rock - Brasília / DF       OUVIR
Rádio Pajuçara 103,7 FM - Maceió / AL       OUVIR

Rádios mais acessadas
Confira e ouça as rádios mais acessadas em todo período
As rádios estão divididas por estados.

Anterior Próxima