20 de Julho de 2017 às 20:47

- Pesquisa mostra a importância do futebol para os meios de comunicação, rádio está atrás somente da internet -

L evantamento exclusivo da Ipsos, realizado especialmente para o Dia do Futebol, comemorado em 19 de julho, revela o perfil dos fãs do esporte.
O perfil dos fãs do esporte
O estudo analisou o comportamento de brasileiros que vivem em 9 regiões metropolitanas do país ao longo de 2016, e o resultado aponta que 40% das pessoas têm interesse ou grande interesse no esporte. Destes 16,9 milhões de brasileiros, 74% tem interesse em esportes em geral. Engana-se quem pensa que para gostar de futebol é necessário um time do coração. O levantamento identificou que 11% dos entrevistados não apontaram um clube preferido. E, em tempos de proliferação de arenas e clubes de sócio-torcedor, o público que frequenta os estádios é de 25% da amostragem.
A maioria dos fãs do esporte são homens (61%), sendo a geração millenials (40%) e a chamada geração X (32%) no topo do ranking. O interesse por notícias esportivas é grande. O campeão de audiência é a internet: 76% dos entrevistados que curtem o esporte acessam a rede mundial de computadores, sendo que 29% consomem notícias esportivas online. Rádio aparece em segundo lugar com 61% da preferência e jornais (42%) e TV paga (41%), praticamente empatados. Dos que tem TV paga, 72% responderam que acompanham programas pay-per-view. Outro dado relevante é que 48% dos entrevistados possuem smartphone, sendo que 30% assistem TV ou ouvem rádio no mobile.


Anderson Cheni
Colaboração: Anderson Cheni
Jornalista, Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

Problema com áudio?

Gostou?
Recomendado para você:


Deixe um comentário (Conta Facebook)