Infraero registra 80 interferências em comunicações entre aviões e torre de Viracopos

Infraero registra 80 interferências em comunicações entre aviões e torre de Viracopos


Compartilhe com seus contatos!
Publicado domingo, 14 de abril de 2019 às 06h16min

Total de casos representa alta de 77% no comparativo com soma dos registros feitos anualmente entre 2013 e 2018. Suposto responsável por rádio pirata foi preso na primeira semana de abril.

Infraero registra 80 interferências em comunicações entre aviões e torre de Viracopos
Aeroporto de Viracopos, em Campinas — Foto: Luciano Calafiori / G1
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) registrou 80 interferências nas comunicações entre aeronaves e a torre de controle no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no primeiro trimestre deste ano. A quantidade representa alta de 77% no comparativo com a soma de 45 ocorrências contabilizadas anualmente entre 2013 e 2018.

De acordo com a Infraero, ao longo do período avaliado não foram registrados reflexos no fluxo de aviões ou impactos na segurança das operações. Para isso, diz texto da empresa, foram adotados "procedimentos de contingência operacional", como troca de frequência dos voos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


Sobre as estatísticas do primeiro trimestre deste ano, a assessoria diz que os casos foram relatos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Inicialmente, segundo a Infraero, a ausência de informações específicas sobre a fonte das rádios piratas impedia a localização das fontes. Contudo, em 1º de abril, após denúncia, a Anael fechou a rádio identificada, segundo a Infraero.

"Desde então, não foram mais observados registros de reclamações à torre de controle [...] A Infraero monitora sistematicamente suas atividades no local e está em permanente contato com a Anatel para garantir que as comunicações ocorram sem quaisquer interferências", diz nota.

Ação policial

Procurada pelo G1, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que, na semana passada, policias civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) localizaram uma rádio evangélica clandestina na área do Parque Universitário de Viracopos, onde um auxiliar de produção, de 38 anos, suspeito de ser responsável, foi preso.
De acordo com a assessoria da pasta, ele foi liberado após pagamento de fiança estipulada em R$ 1 mil. No local foram apreendidos um transmissor de FM, uma mesa de som e uma chave híbrida. "O caso foi registrado como desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação", diz nota.

A secretaria não informou, até esta publicação, se outras rádios foram identificadas nas proximidades do aeroporto ao longo do primeiro trimestre e qual foi o valor pago pelo suspeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE 


Ações

A Anatel, por meio de assessoria, lembrou a ação realizada pela Polícia Civil de Campinas e destacou que um dos processos permanentes é o monitoramento que visa identificar uso irregular ou clandestino das das faixas de radiofrequências, principalmente no entorno dos aeródromos.

"Sendo identificada qualquer transmissão não autorizada, imediatamente é determinada diligência 'in loco' para averiguação, sendo a fonte irregular desativada. Além do trabalho preventivo, a Anatel mantém um estreito relacionamento com os órgãos responsáveis pela navegação aérea", diz texto.

O que diz Viracopos?

Em nota, a concessionária responsável pela gestão do aeroporto reforço que a Infraero, enquanto prestadora do serviço de navegação aérea na torre de Viracopos, relata regularmente à Anatel todas as interferências registradas em voos. "Ocorrem para que a Anatel tome as ações cabíveis."

Com informações G1


Compartilhe com seus contatos!

Últimas rádios adicionadas
Rádio Amazônia Sonora - Belém / PA       OUVIR
Rádio Jornal FM 98,9 - Iguatu / CE       OUVIR
Rádio America FM 94.9 - Pedro Juan Caballero - Paraguai       OUVIR
Rádio Farol FM 106,3 - Penedo / AL       OUVIR
Rádio Piatã FM 94,3 - Salvador / BA       OUVIR


Transmissão restabelecida recentemente
Rádio Tupanatinga FM 104,9 – Tupanatinga / PE       OUVIR
Rádio Web Gente Feliz - Itaocara / RJ       OUVIR
Rádio Difusora FM 95,5 - Goiânia / GO       OUVIR
Rádio Ebamix - Web rádio - Teodoro Sampaio / SP       OUVIR
Rádio Hits FM 99,7 - Itaperuna / RJ       OUVIR

Rádios mais acessadas
Confira e ouça as rádios mais acessadas em todo período
As rádios estão divididas por estados.

Anterior Próxima