Rádio Gazeta AM de São Paulo resgata contos adaptados para o rádio

Rádio Gazeta AM de São Paulo resgata contos adaptados para o rádio


Compartilhe com seus contatos!
28 de Junho de 2017 às 21:14

A Gazeta AM 890 Khz, emissora dirigida pela Faculdade Cásper Líbero, fez uma viagem no tempo e relançou os contos adaptados para o rádio.
Rádio Gazeta AM de São Paulo resgata contos adaptados para o rádio
Thelma Guedes, escritora e autora de novelas
O projeto denominado “Peça Radiofônica: Escritoras Notáveis” tem como objetivo produzir peças radiofônica a partir de contos e narrativas de escritoras brasileiras e estrangeiras como Thelma Guedes, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Cora Coralina, Agatha Christie e outros. Autora de telenovelas da Rede Globo entre elas Cama de Gato e Cordel Encantado, Thelma Guedes tem acompanhado de perto o projeto feito pelos alunos de Rádio, TV e Internet da Cásper Líbero. “Acho a dramaturgia radiofônica muito difícil, porque é preciso fazer o ouvinte "ver" as cenas, entender o contexto, sentir o clima da história que está sendo contada, apenas por meio de sons e diálogos”, explica. Para a escritora, a
Ouvir a Rádio Gazeta no Rio Rádios Online
adaptação exige base técnica, criatividade, além de análise, reflexão e interpretação mais profunda das obras originais: “recebo como um presente”, diz Thelma.

Idealizador do projeto, o professor Roberto D`ugo reitera a importância de compreender o papel da fala, da música, do ruído e do silêncio, articulados como linguagem dramática. “Procuramos exercitar as competências narrativas dentro da linguagem radiofônica”. Para acompanhar os contos, basta sintonizar a Gazeta AM 890 Khz às sextas às 21h ou o reprise aos sábados às 10h. Os episódios também estão disponíveis no site da rádio: http://www.gazetaam.com/category/teatro-gazeta-am/ Vale lembrar que a primeira radionovela a ser transmitida no Brasil foi “Em busca da felicidade”, em 1941. A obra mexicana foi escrita por Leandro Blanco, com adaptação de Gilberto Martins.



Anderson Cheni
Por Anderson Cheni 
Jornalista, Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

Contatos da coluna:
Twitter: @andersoncheni
Email: cheninocampo@gmail.com
Face: facebook.com/anderson.cheni/


Compartilhe com seus contatos!

Últimas rádios adicionadas
Rádio Amazônia Sonora - Belém / PA       OUVIR
Rádio Jornal FM 98,9 - Iguatu / CE       OUVIR
Rádio America FM 94.9 - Pedro Juan Caballero - Paraguai       OUVIR
Rádio Farol FM 106,3 - Penedo / AL       OUVIR
Rádio Piatã FM 94,3 - Salvador / BA       OUVIR


Transmissão restabelecida recentemente
Rádio Tupanatinga FM 104,9 – Tupanatinga / PE       OUVIR
Rádio Web Gente Feliz - Itaocara / RJ       OUVIR
Rádio Difusora FM 95,5 - Goiânia / GO       OUVIR
Rádio Ebamix - Web rádio - Teodoro Sampaio / SP       OUVIR
Rádio Hits FM 99,7 - Itaperuna / RJ       OUVIR

Rádios mais acessadas
Confira e ouça as rádios mais acessadas em todo período
As rádios estão divididas por estados.

Anterior Próxima