Quarta-feira, 28/12/2016 às 21:16 - O Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro publicou em sua página no Facebook que a partir da próxima  sexta-feira (30/12/2016) radialistas da Tupi entram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem em amplo colegiado na terceira Assembleia Geral Extraordinária realizada neste fim de ano com as trabalhadoras e trabalhadores da emissora. O indicativo desta vez é de que,  a paralisação só termine com o pagamento integral dos salários atrasados ou que sejam apresentados os documentos de compra e venda da rádio com comprometimento dos compradores (por escrito e assinado) em por em dia o pagamento. Até o momento, as paralisações anteriores na Tupi foram com tempo determinado (de 24h, 48h e 72h respectivamente), e conquistaram avanços significativos. Porém, diante da urgência da situação, o objetivo da categoria é que desta vez a pressão de uma greve permanente mobilize os sócios da empresa para agilizar a venda. A venda da Tupi foi a principal alternativa apresentada ao movimento de radialistas para por em dia os pagamentos atrasados. A empresa vinha protelando o compromisso com seus funcionários há quase dois anos, e ignorando todas as tentativas de diálogo por parte do nosso sindicato. A direção da Tupi, então sob presidência de Maurício Dinepi,  segundo o Sindicato "enrolou" até para cumprir algumas decisões jurídicas a favor de seus funcionários (hoje são mais de 40 as ações movidas na justiça contra a emissora, 6 delas "ações coletivas", em nome de todos os trabalhadores da emissora.
Ouvir Agora Super Rádio Tupi 1280 AM - Rio De Janeiro / RJ no Rio Rádios Online
Dinepi alegou durante esse tempo todo que a empresa não tinha recursos suficientes para por suas dívidas em dia. Porém, com a mobilização das últimas semanas, dois sócios minoritários que possuem capital para arcar com essas despesas procuraram nossa equipe e confirmaram que assumem o compromisso de pagar todos os radialistas caso os sócios majoritários aceitem vender para eles suas ações - entregando a direção da empresa. A maioria das ações da Tupi ainda pertencem ao condomínio de sócios do qual faz parte o ex-presidente Maurício Dinepi, que renunciou seu cargo, mas não deu entrada no processo de venda. Enquanto o que é de direito e da maior necessidade de tantos trabalhadores continuar sendo negado.



Segundo o comunicado, "Só vai ter ano novo na Rádio Tupi quando essa página virar; 2017 vai ter que começar com respeito" Nova Assembleia Geral está marcada para  o dia 03/01/2017, às 14 horas no mesmo local (Igreja Sta. Edwiges) para fazer o próximo balanço do movimento.
A coluna vem antecipando esses problemas administrativos da Tupi há quase um ano, inclusive passando na época com exclusividade que o empresário  e ex-deputado federal Paulo Masci de Abreu, que detém diversas concessões  na Grande São Paulo é um dos sócios minoritários que está tentando comprar a emissora dos Diários Associados,  ou aumentar a sua participação e conseguir ser o "dono" da concessão, porém em virtude do estatuto interno e muito burocrático dos Diários Associados ( empresa que é responsável pela emissora) não obteve êxito.

Colaboração Anderson Cheni
Jornalista, Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

Role para baixo e deixe seu comentário

Problema com áudio?



Poderá gostar




Postagem relacionada



Deixe seu comentário



17 Comentários até agora, adicionar o seu

  1. Jorge Amado06:29

    Sinto a falência das emissoras de rádios por todo Brasil, e isso é lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Sei que todo mundo tem direito, na ninguém respeitou aí o principal que é o ouvinte, pra mim, a rádio perdeu credibilidade e seus funcionários também, em qualquer empresa vc não está satisfeito pede pra sair ou sai e coloca na justiça, simples assim, mas deixou o povo que acompanha a programação, simplesmente abandonado, não ouço mais, e não acompanho ninguém mais que fazia parte de toda programação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "(...) pede pra sair ou sai e coloca na justiça (...)" Isso já fizeram, e nem assim conseguiram os direitos.

      Excluir
  3. Luciano Monteiro21:04

    Tomara que esse problema tenha um final feliz pois gosto muito de ouvir a rádio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleide Silva21:24

      Luciano o único programa que presta na rádio Tupi é o Show do Pedro Augusto. Morro de rir kkkkkk.

      Excluir
    2. Vc Cleide tem um péssimo gosto. Um cara q só fala sacanagem e depois se agarra a uma santa e reza a Ave Maria, quem qualidade tem?

      Excluir
    3. Cleide Silva22:07

      José Travassos, há sacanagem em tudo nos dias de hoje. Se todos nós pensarmos como você, não haveria gosto para nada.

      Excluir
  4. Que rádio é essa que é danada de boa? Brincadeira. Saudações de paz.

    ResponderExcluir
  5. Que pena eu gosto muito da radio tupy moro em itabuna no sul da Bahia. Escuto a rádio pelo aplicativo.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora de ouvir meus programas diários de novo está fazendo muita falta.

    ResponderExcluir
  7. Burra é essas pessoas que acha politico engraçado. O Pedro augusto é politico ele tinha que trabalhar na assembleia legislativa. Porisso que o Brasil não muda.

    ResponderExcluir
  8. Palhaço já tem um monte. Inclusive quem vota no Palhaço. Pedro Augusto.

    ResponderExcluir
  9. Me amarro na programação da tupi. Ouço na AM ainda para continuar com o som clássico das rádios antigas! Sorte aos trabalhadores da radio, fernando Sergio apesar de vascaíno, um excelente profissional, toda a equipe esportiva liderada pelo Apolinho e os demais! Que volte ao ar brevemente!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo17:59

    gostava de ouvir os debates populares todos os dias.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo03:01

    e muito dificio mas aculpa e dos maus politico que sucatiou o nosso pais quem paga a conta somos nos trabalhador fico aqui na torcida que se resouva esse poblema e que esse proficional de muita competencia voute a dar alegrias todos ouvinte da tupi assim como eu deus abencoe

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito da programação da rádio também!
    Dos programas esportivos com a presrnça do Eugênio Leal, Apolinho, Leão, Luís Ribeiro e etc...
    A Patrulha da Cidade!
    E o programa aos sábados falando de samba enredo!
    Gostava muito de ouvir a "Copa do Samba"!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo23:30

    Fui ouvinte dá Tupi por anos. Agora já deu. A rádio mantém profissionais muito fracos. Fizeram campanha para o Sérgio Cabral, que falava na rádio todo dia. Não ouço mais a rádio...

    ResponderExcluir

Está opção de comentário esteve ativada por um período muito curto, entretanto, decidimos ativá-la novamente em 10/04/2018.
Vale ressaltar que, a visualização desta opção em cada publicação, se dará gradativamente.